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Aprendizagem de resultados, por Adriano Lunardon

Investimentos em educação corporativa nestes últimos 10 anos deram um salto gigantesco, prova de que aprendizagem contínua deverá fazer parte da estratégia de sobrevivência dos negócios

O movimento crescente por programas customizados de capacitação e desenvolvimento, concebidos e aplicados sob medida para as empresas, aconteceu exatamente quando se percebeu a necessidade de envolver colaboradores em um espiral de aprendizagem e crescimento contínuos.

A necessidade de moldar equipes conforme as rápidas mudanças do mercado e diante de clientes cada vez mais informados e complexos nos leva a duas grandes indagações: como capacitar colaboradores de forma eficaz diante de um mercado dinâmico, onde o que funciona hoje, amanhã poderá não funcionar adequadamente? Como vencer a natural resistência à mudança de colaboradores que insistem nas velhas práticas e não trazem mais os resultados esperados?

Para o primeiro questionamento há de se entender que teorias de aprendizagem se diferem de teorias de ensino. Teóricos como Maslow, Gage e Rogers, mas notadamente Dewey, que no seu trabalho, estabeleceu um conjunto de conceitos que aplicamos de forma contundente na UniveB, que é levar uma nova metodologia de ensino de adultos – andragogia - através da experiência, do debate aberto e democrático, da continuidade e, principalmente, da interação entre os participantes.

Organizações inovadoras aprimoram cada vez mais o envolvimento dos participantes através programas de treinamento colaborativos, imersos, dinâmicos, que instiguem a interação, a compreensão do conceito e indique, no final, qual a aplicabilidade prática e os resultados possíveis das novas competências, técnicas, estratégias ou ferramentas adquiridas no treinamento.

Metodologias ativas e grande parte do tempo investidos não “no que fazer”, mas sim “no como fazer”. Isso ajuda a quebrar barreiras e leva o participante a criar engajamento, disciplina, método e simpatia pelas abordagens presenciais e/ou on line da capacitação tema de determinado programa. O protagonismo passa ser a interação Participante versus Aplicações do conteúdo apresentado.

Por esta ótica, a imersão do treinamento se torna desafiadora e não cansa o participante com abordagem excessivamente técnica ou meramente conceitual.

A segunda questão tem sido o grande desafio da efetividade da educação corporativa! Incorporar uma nova disciplina e até mesmo um novo modelo mental de como encarar os desafios da dinamicidade do mercado e o comportamento – por exemplo – da Força de Vendas das empresas, tem sido a maior dor de cabeça das empresas.

Vendedores, naturalmente ou teimosamente – não sei – tendem a investir tempo e recursos da empresa em diversos níveis e programas de treinamento em vendas, mas insistem em manter velhas práticas e abordagens com clientes, mesmo depois de acessar novos métodos! Isso é uma constatação.

Acredito que quando abordamos uma nova forma de interagir com clientes e mercado e, dentro do contexto do treinamento, o modelo for ensaiado, simulado, testado e que o participante compare resultados, a natural resistência de aplicar novas estratégias serão mitigadas.

Por esta ótica, nós aqui na UniveB, criamos e usamos ferramentas metodológicas como o Sales Lab, o On the Job Training e várias dinâmicas que levam os participantes de nossos programas à uma vivência simulada única, exclusiva, com os recursos que nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem podem oferecer, como o RA – Realidade Aumentada e RV – Realidade Virtual, simulando ambientes e situações-problema.

Quando se experimenta os efeitos positivos das novas ferramentas e/ou técnicas na prática, a natural Síndrome de Gabriela pós treinamento tende a desaparecer quando a experiência bem sucedida se incorpora no processo de mudança.

 

Adriano Lunardon, Diretor da UniveB® Universidade Corporativa de Vendas do Brasil,

www.univeb.com.br, Tel.: (41) 3373-0202, E-Mail: [email protected]

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Comentários (1)

  • Prof BELLIO Responder

    Excelente artigo como boas e oportunas considerações.

    agosto 27, 2020 - 17:17

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